Compartilhe:


Conheça aquela que comanda os bastidores do Passarela Park Prime

Papo Pergunta e Mercado Imobiliário - Lucas Bonessoni

Sócio Fundador da Do Mato Imóveis, com atuação nas áreas de intermediação e avaliação de imóveis rurais e urbanos. Lucas Bonessoni trará exclusivamente ao Papo Condominial entrevistas com figuras relevantes no meio condominial sul-mato-grossense e dicas sobre o mercado imobiliário.


11/12/2019

Conheça aquela que comanda os bastidores do Passarela Park Prime

Conheça aquela que comanda os bastidores do Passarela Park Prime

Hoje, na minha coluna do Papo Condominial vamos estrear um quadro que terá grande importância para nosso objetivo, que é criar uma comunidade condominial pulsante, empática e unida no Mato Grosso do Sul.

 

Este quadro se chama Papo Pergunta.

 

Antes de mais nada, gostaria de me apresentar, meu nome é Lucas Bonessoni, sou colunista e proprietário do Papo Condominial MS e da Do Mato Imóveis, que faz venda e intermediação de imóveis rurais e urbanos, assim como a avaliação dos mesmos.

 

Serão feitas várias entrevistas com figuras relevantes do cenário condominial do Mato Grosso do Sul, como moradores ilustres, síndicos, zeladores, ex-síndicos, incorporadoras, construtores e fornecedores.

 

Humanizando essas figuras podemos gerar mais empatia entre todos envolvidos no mercado condominial, gerando interações de melhor qualidade entre as pessoas e assim atingindo nosso objetivo, citado acima, de criar uma comunidade condominial pulsante, empática e unida no Mato Grosso do Sul.

 

Em nossa primeira entrevista temos o prazer de conversar com a Andréa, síndica do Passarela Park Prime, da Incorporadora Helbor, localizado em frende ao Shopping Campo Grande, na Rua Tabelião Murilo Rolim.

 

Vamos dar início a entrevista.

 

 

Infância

 

Bom, gostaria de iniciar a entrevista sabendo sobre sua infância, você nasceu aqui (Campo Grande)? Foi criada aqui?

 

‘’Nasci em São José dos Campos, meu pai foi fazer faculdade lá, e por lá ele ficou, porquê ele trabalhava na alpargatas. Mas minha família toda é daqui.’’

 

Você tinha uma profissão antes de ser síndica?

 

‘’Sim, eu trabalhei a vida toda, comecei a trabalhar com 14 anos de idade, me formei em administração e atuava na área. Meu último trabalho foi na Casa da Indústria, onde fiquei 7 anos.

 

Sai do trabalho quando fui me casar, e então me mudei para Coxim!

 

Depois, voltei para Campo Grande, já para ganhar neném.

 

E então passei a cuidar da minha filha, eu e meu marido optamos por isso, ter a figura materna por perto.’’

 

Como você entrou no mundo da administração de condomínios?

 

‘’Quando eu cheguei o dono da administradora de condomínios era formalmente o síndico e o subsíndico era um morador, só que na prática, o morador era quem exercia a função de síndico.

 

Com a saída do dono da administradora da posição de síndico, o morador assumiu formalmente o cargo de síndico e precisava de subsíndica.

E a pedido de um morador e do zelador, na primeira assembleia após eu me mudar para cá (Passarela), eu muito timidamente, fui lá e disse: a, eu posso ajudar.

 

E então virei subsíndica, no meio do mandato que era originalmente da administradora. Terminado esse mandato como subsíndica, eu me candidatei a síndica e ganhei.

 

E nunca tinha tido experiência com nada relacionado a condomínio?

 

‘’Com condomínio não, apenas com administração em outras áreas.’’

 

 

 

Sobre o Condomínio.

 

As eleições são de dois em dois anos aqui?

 

‘’Sim, são de dois em dois anos’’

 

Quantos anos tem o condomínio, são quantas unidades e quantos moradores?

 

‘’Tem dois anos, 332 apartamentos e estamos com 227 relógios ligados’’

 

Dá para estimar 800/900 moradores?

 

‘’ Acredito que sim!’’

 

Existem reformas ou investimentos?

 

‘’Estamos fazendo investimentos em segurança e na individualização de água.

 

Além de outros, mas esses são os dois mais pesadinhos, um de 142 mil outro de 179 mil.

 

Como é a participação dos moradores em assembleia (em números)?

 

‘’Geralmente temos cerca de 60 moradores na assembleia.’’

 

E participam muito da assembleia? São bem ativos?

 

‘’Sim participam, eu gosto e busco a participação dos moradores, sempre que existe algum tipo de evento, investimento ou manutenção eu pergunto se tem alguém que entenda da área, para formar comissão e nos aconselhar, mas por política interna não contratamos empresas de moradores.

 

Agora nós queremos fazer um investimento em esporte, mobiliar melhor a academia, então formamos um conselho direcionado a isso, na verdade já é o segundo o conselho que estamos montando, o outro acabou se desfazendo.’’

 

Sobre os eventos Andrea citou um exemplo interessante: ‘’fizemos Helloween para as crianças, foi uma curtição, os moradores enfeitaram a porta, a criançada buscava doce, eram sacoladas de doce, mais de 20 apartamentos participaram, e a criançada só batia em apartamento que tinha autorizado.’’

 

Você entrou na administração morando apenas 2 meses aqui, quais foram os primeiros desafios que encontrou?

 

‘’O tamanho do condomínio, é tudo muito grande (no superlativo), essa parte de equipamentos no começo assusta.

 

Lidar com pessoas para mim é bem tranquilo, porquê eu gosto. A convivência com eles é tranquila, 99% aqui são pessoas legais.

 

Mas a parte de manutenção do condomínio…

 

Quando entrei aqui a gente ainda não tinha nem vistoria do bombeiro, e isso foi assustador para mim, o dia que o bombeiro veio aqui eu precisei andar 3 torres pela escada, todos os andares e eu com medo dos bombeiros nos reprovarem, mas no fim deu tudo certo.

 

A Helbor (Incorporadora do Passarela) teve que fazer um monte de adequações, assim como nós aqui do Passarela.

 

Os sensores por exemplo: estavam instalados nas paredes, tivemos que mudar para o teto.

 

Passamos meses cuidando dessa parte do bombeiro, quando eu assumi gastamos pelo menos 2 meses em função deles, para mim, essa foi a maior tensão até agora.

 

 

 

Sobre a Comunidade dos Condomínios em Campo Grande, MS.

 

Você conhece outros síndicos? Já trocou dica com eles?

 

‘’Conheço os aqui da minha volta, temos 6 prédios vizinhos e conversamos com uns 3.

 

As vezes um precisa furar o muro do outro, as vezes o vizinho pinta a fachada dele e acaba pintando minha piscina inteira, ai eu falo: vem aqui limpar minha piscina. (em tom de cômico)

 

Mas assim, tudo na maior amistosidade.’’

 

Você acredita que seria interessante ter uma comunidade de síndicos que interagisse mais?

 

‘’A, muito!

 

O caso dos hidrômetros por exemplo, eu acabei pegando uma empresa mais barata, mas que fez muito bem o serviço, prometeram instalar em duas semanas e fizeram em uma... Na época, eu analisei e acreditava que eles eram melhores, briguei por eles em assembleia, mas nunca tinha tido contato com um cliente deles, então não sabia como era realmente o produto final.

 

Agora o síndico vizinho vai individualizar a água dele também e ele já veio aqui olhar como ficou, ele já decide muito mais bem informado.’’

 

Na imagem: Vista da maravilhosa piscina aquecida do Passarela, com o Shopping Campo Grande ao Fundo.

 

 

 

Sobre a profissão de Síndico

 

Para você, quais habilidades são essenciais para um síndico?

 

‘’Primeiro: tem que ter calma. Tem que ter paciência e bom senso.

 

E o principal é ser honesto, tem que ser firme, porquê o assédio (no sentido de propostas indecorosas) é grande.

 

Tem que saber dar satisfação, você não é dono do dinheiro, aqui não é a sua casa, aqui é a casa de 332 famílias, o dinheiro não é seu, o dinheiro é deles, eles são meus patrões.

 

Então, eu atendo eles (moradores) a hora que eles quiserem, eu não faço o luxo do horário, é difícil eu não atender eles, dá até briga lá em casa por causa disso, mas eu sou 100% a disposição deles.’’

 

E aqui no Passarela, síndico é profissão? É remunerado?

 

‘’Sim, é, é remunerado e eu estou 100% a disposição do condomínio.

 

E é bom porque eu sou síndica moradora, então estou cuidando de onde eu moro e acredito que estejam todos satisfeitos, porquê nunca tive nenhuma reclamação mais grave deles.’’

 

Para fechar, você tem interesse em uma próxima candidatura, achou interessante ser síndica?

 

‘’Eu achei, é gratificante você ver as coisas evoluindo, ainda mais aqui que é um prédio novo e ainda tem muita coisa para fazer. As Incorporadoras entregam o básico e tem muita coisa que os moradores querem melhorar.

 

Nesse sentido nós já melhoramos o aquecimento da piscina, mobiliamos melhor o salão de festas, colocamos os hidrômetros, estamos mexendo na segurança.

 

Então agora é dar uma acalmada, terminar as coisas que já começamos e ai já começar a projetar as coisas para o ano que vem. Tem um monte de coisas que queremos melhorar aqui.’’

 

Então tem interesse?

 

‘’Sim, tenho, se der continuamos nosso trabalho, se não tudo bem. O que os moradores escolherem vai ser o melhor para o condomínio.’’

 

Esta foi a nossa entrevista com a Andréa, do Passarela.

 

Agradeço a ela por receber o Papo Condominial, foi um prazer poder conhecer mais sobre o dia a dia do Passarela e sua administração atual, acredito que o condomínio esteja em ótimas mãos.

 

Aproveite que está aqui para aprender mais sobre condomínios, temos mais de 300 artigos sobre o assunto.

 

Gostaria de morar no NOME DO CONDOMÍNIO? Faça seu pedido de imóvel para a Do Mato pelo Whatsapp, é rápido, fácil e nós faremos todo o trabalho de busca por você. Nosso número é: (67) 98110-2048.

 

É sindico e gostaria de ter mais facilidade para cotar produtos e serviços? Cadastre-se aqui https://campogrande.papocondominial.com.br/cadastro-condominio e tenha acesso totalmente gratuito a nossa ferramente de cotação com fornecedores do Mato Grosso do Sul cadastrados!

 

É fornecedor? Já imaginou poder ter acesso a cotações de produtos e serviços por Síndicos de todo o Mato Grosso do Sul? Cadastre-se: https://campogrande.papocondominial.com.br/cadastre-se

 

Gostaria de recomendar algum síndico para ser entrevistado? Entre em contato agora conosco pelo Facebook https://www.facebook.com/papocondominialms/.

 

 


Tags: Passarela Park Prime Sindica Sindico Entrevista


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: