Lavanderias Compartilhadas: uma tendência para valorizar espaços
As lavanderias compartilhadas têm sido uma opção cada vez mais explorada nos projetos arquitetônicos. É comum que as construtoras invistam nesse novo segmento pensando não só em otimizar o espaço dos apartamentos, mas também em criar ambientes gourmet e mais confortáveis para que os moradores recebam suas famílias e amigos com mais conforto.
Por mais que isso possa parecer uma maneira de diminuir apartamentos, na verdade, é uma opção que está alinhada ao desejo e a necessidade de muitas pessoas. A procura por espaços mais bem elaborados com tamanho levemente reduzido, também é uma tendência no sentido da praticidade e do conforto. As pessoas têm escolhido espaços que aliem suas necessidades de moradia a um tamanho que facilite as atividades domésticas, reduzindo seu tempo de execução.
Outro ambiente que comprova esta questão, são os espaços de coliving, um novo segmento que tem como principal objetivo o estímulo dessa propensão a compartilhar ambientes. As novas moradias, muito comuns entre os jovens, já possuem em seu planejamento o espaço para lavanderias compartilhadas.
De modo geral este segmento é uma ótima alternativa com foco na otimização de tempo e do serviço como um todo. As lavanderias compartilhadas contam com amplo apoio das tecnologias para o desenvolvimento da tarefa, com tudo podendo ser controlado por uso de aplicativos no smartphone.
Nos dias de hoje, lavar roupas deve ser uma tarefa simples, menos cansativa e que assim como muitas outras atividades do dia a dia, precisa contar com a tecnologia para agilizar o processo. Criando assim, não só uma otimização dos ambientes, mas do tempo das pessoas, que passam a ter mais tempo para aproveitar de fato o que realmente importa.