Síndico, você está preparado?
Sabemos que o perfil do síndico mudou devido as inovações do setor imobiliário, as crescentes mudanças do mercado e até mesmo por maior conhecimento das responsabilidades que tal cargo exige. Entretanto, hoje quero convidar a você a fazer a seguinte reflexão: as tranformações e exigências do mercado, formaram os síndicos que hoje existem e será que todos os síndicos estão preparados para os avanços que ainda estão por vir?
Com tantas novas tendências como a Gestão 4.0 e Sociedade 5.0, é quase impossivél não pensar que o síndico terá que se reinventar. Os clientes estão mudando, as expectativas estão crescendo e o mercado em breve irá selecionar aqueles que possuem habilidades que nenhuma máquina pode substituir.
Ao se planejar para os avanços é imprecindível trabalhar duas diretrizes: conhecimento e habilidade. As chamadas hard skills, são as competências técnicas fundamentais para o desenvolvimento de um negócio, que aplicando aos condomínios, se trata do conhecimento multidisciplinar que o síndico precisa ter e que vai desde a legislação à manutenção. Porém, para que tal competência seja efetiva, é preciso também as soft skills, que são as habilidades comportamentais.
Algumas das soft skills que o mercado irá demandar são: capacidade assertiva de resolver conflitos, comunicação, liderança, aprendizado contínuo, inteligência emocional, foco no cliente e aplicações de novas soluções. E veja bem, essas são praticamente todas as habilidades necessárias para a consolidação do êxito no ambiente condominial, e o mais legal é que essas habilidades, somente a experiência humana pode desenvolver.
Acredito que a LIDERANÇA é a principal habilidade, pois para ser de fato um(a) líder, as demais habilidades citadas precisam ser amplamente desenvolvidas. O líder é engrenagem principal e o condominio só será inovador e as expectativas dos novos “condôminos” só serão atendidas se este profisisonal estiver altamente preparado.
Reflita: o quanto você se preparou para estar onde você está? E quanto ainda precisa se preparar para o futuro a surgir?