Ao aprender a ensinar você se ensina a aprender
Constantemente no bom exercício da função de síndico somos chamados a dar explicação sobre vários fatos, situações e ocasiões. É uma atribuição implícita na função dar parecer sobre o que ocorre no condomínio.
Porém, não se trata de um exercício de persuasão, onde o síndico deve convencer que ele sabe ou domina o assunto e que o entendimento dele está correto. É muito mais um exercício de dar segurança à massa condominial, fazendo ela identificar a autoridade do síndico em determinado assunto, sobretudo aqueles síndicos que se especializam na função e a exercem de forma profissional.
Para isso, colega síndico, você tem de se sentir seguro e realmente conhecer o que está falando. E mais importante, se fazer entender de forma mais simples possível. Sim, isso mesmo, aprender a usar uma linguagem muito simples e didática, de forma que o condômino entenda e se comprometa com o conteúdo que ele está absorvendo. É como o efeito de uma sinalização de trânsito, no momento que ele vê um determinado símbolo que representa uma regra de trânsito, como, por exemplo, um sinal vermelho, é transferida a ele a responsabilidade de parar, cabe a ele por conta e risco parar ou não.
Parece estranho o que eu vou dizer agora, mas aprender a ensinar é uma parte importante da capacitação do síndico. Por dois motivos, uma hora você terá que repassar este conhecimento, e outra mais estranha é a que chamamos do efeito Feynman ou Técnica de Feynman, que basicamente é aprender ensinando. Richard Feynman foi um físico americano, ganhador do Nobel de Física, famoso pela sua forma didática de explicar coisas complexas de forma muito simples. É dele a frase-título desta coluna: “Ao aprender a ensinar você se ensina a aprender.” Basicamente sua técnica consiste em fixar o conteúdo elaborando um método muito simples e didático de repassar esse conteúdo.
Então, como nós, síndicos, podemos fazer uso desse método? Ao ser chamado a dar parecer, prestar contas de alguma situação, ou mesmo na sua jornada de capacitação em cursos, eventos e leituras, siga os seguintes passos:
1º Busque o máximo de conteúdo (eu sempre digo que todo conteúdo é válido quando sabemos filtrá-lo);
2º Finja ensinar o conteúdo para alguém, mas faça de uma forma que você poderá usar quando necessário. Elabore de forma muito simples, lúdica e didática. (Encontre o seu sinal de trânsito);
3º Durante o 2º passo identifique as suas falhas na explicação, evite ser prolixo, complexo demais, o segredo está em ser simples;
4º Corrija o conteúdo, aprofunde o conhecimento e simplifique ao máximo a explicação;
5º Refaça esse processo até você se sentir seguro o suficiente para pôr em prática.
Fonte: Condominio SC